Skip to content

Metaverso no e-commerce. Saiba como essa tecnologia vai impactar o mercado digital

metaverso_1

O metaverso promete ser um ambiente virtual muito realista. 
As pessoas poderão conviver perfeitamente neste novo mundo através de avatares customizados em 3D.
Em outras palavras, é um mundo híbrido, virtual-físico ou “
figital“, totalmente conectado por meio dos equipamentos certos.

A proposta dessa tecnologia é promover a comunicação entre o ambiente online e a realidade como a conhecemos, o chamado mundo físico.
E não para por aí, as pessoas poderão participar de shows, reuniões de trabalho, passear e experimentar produtos de lojas virtuais.



Mas afinal, você sabe como vai funcionar? 

Se você tem uma loja virtual, já se perguntou como será o metaverso no e-commerce?
Muitas empresas serão impactadas e poderão aproveitar o metaverso para crescer no mercado. 

Isto porque será possível oferecer uma nova experiência de compra aos clientes e esse é um dos ativos mais importantes a partir de agora.

Por este motivo, o segmento que tem muito a ganhar, com certeza, é o e-commerce.
Uma das únicas questões que não será transformada com a chegada deste novo conceito é a logística. Mas a forma de aquisição de clientes, fidelização e pagamento
dos itens sofrerão grandes mudanças com essas novidades. Confira alguns pontos:


- FORMAS DE COMPRA
O foco da tecnologia oferecida pelo metaverso para o e-commerce é permitir que o cliente tenha acesso, em tempo real, aos produtos que deseja adquirir.
Por exemplo, de uma loja de roupas: se você, ou melhor, o seu avatar do metaverso estiver em uma loja, o próprio avatar poderá experimentar.
Seja roupa ou mesmo um acessório.
A experiência de compra será realizada em altíssima qualidade.

- AQUISIÇÃO
Neste cenário, o uso de blockchain e criptomoedas seria necessário para a aquisição.
Por meio dessa concepção, será possível vender versões virtuais e em troca, receber dinheiro real para sobreviver no mercado.
Lembrando que cada avatar terá uma conta e ninguém poderá tirá-la.

- OMNICHANNEL
Outro conceito importante do metaverso no e-commerce é o omnichannel. 
Este conceito, já usado no mundo real, integra vários canais de venda - seja ele físico ou digital.
Tudo indica que a loja física será um espaço para o cliente imergir nas lojas digitais, mas de forma tridimensional.

Por exemplo, a TIM Brasil abriu recentemente uma loja no Rio de Janeiro em que os clientes se deslocam até lá e visualizam os produtos por meio do metaverso.
Porém, para adquirir algo, eles são direcionados para o site oficial da operadora telefônica.
 
- PROMOÇÕES
As promoções seguirão, mas mudarão como são feitas. Será comum as marcas oferecerem pontos de fidelidade através de jogos baseados
em suas soluções, proporcionando uma experiência imersiva e interativa durante a jornada de compra.

Esse será um dos benefícios de entrar nesse ambiente, estimulando que cada vez mais pessoas façam parte e compartilhem o mesmo espaço.
Por meio disso, as chances de criar uma economia digital são altas.



Como o metaverso no e-commerce poderá ser aplicado?

Há várias maneiras de aplicar a tecnologia em um e-commerce, tanto de maneira virtual como oferecendo uma experiência diferenciada e remeta ao metaverso.


- PROVADORES DIGITAIS
A princípio, o usuário poderá ter muito mais detalhes sobre uma mercadoria, podendo sentir e experimentar antes de finalizar a compra diretamente no metaverso.
A Lancôme já tem o seu Virtual Makeup, com uma proposta que permite ao público testar virtualmente os produtos por meio da realidade aumentada.
Com uma câmera do celular ou uma foto do rosto, é possível ver como a maquiagem ficaria antes de adquiri-la.

- RECURSOS EM 3D
Imagine acessar uma loja virtual, andar pelos corredores e visitar as prateleiras dos produtos como se estivesse no espaço físico.
Durante esse momento, também é possível receber convites para jogar e ainda ganhar cupons de desconto.

- ITENS DIGITAIS
Além dos produtos físicos que os clientes poderão receber em casa, o metaverso abrirá portas para os produtos digitais.
Isto já vem acontecendo com a Nike por exemplo, que comprou a RTFKT, para criar skins que serão usadas por personagens e avatares em plataformas como Roblox e GTA.

- EVENTOS
Será possível criar um evento online em que os visitantes poderão estar presentes em hologramas e, dependendo dos equipamentos usados, poderão até usar o
produto gratuitamente antes de comprá-lo. 
Isso ajuda muito no marketing da empresa e pode ser o futuro das divulgações.
.
.
.

Fique ligado! O metaverso vai transformar o mundo digital.

#plugaeNoDigital #metaverso #ecommerceNoMetaverso #dicasMetaverso